segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Sobre o Bolsonaro e o Brasil...

Confesso que não foi com espanto que vi a vitória do Bolsonaro. Quem estivesse minimamente atento à realidade do Brasil facilmente perceberia que as coisas já andam para lá de tortas há alguns anos.
O meu pai é brasileiro e vive no Rio de Janeiro. Já há algum tempo que nas conversas que tenho com ele que é frequente ouvir "O brasil está cada vez mais violento"; "Sair à rua depois das 19h é cada vez mais perigoso". É claro que vejo o meu pai apaixonado pelo país dele, mas também o vejo triste por as coisas estarem assim, por a violência ser um cenário "normal" nos dias dele. Muita corrupção, muito perigo e muito medo.
Os brasileiros não são a favor de xenófobos, de racistas, de homófóbicos, mas são a favor que algo aconteça, que algo se mexa. Acho que foi por isso que Bolsonaro ganhou. Não é que eles concordem com as ideias dele, não concordam, mas acham que ser "radical", "revolucionário" poderá fazer a diferença no combate à criminalidade, à violência.
No fundo é mais uma tentativa desesperada de que haja alguma mudança no Brasil.
Se repararem os últimos anos foram catastróficos para eles. As conversa do Lula com a Dilma foram, na minha opinião, uma vergonha, uma falta de respeito para com os brasileiros. Eles fizeram a diferença no mau sentido. Depois de todos os episódios é "normal" que os brasileiros estejam descrentes.
Eu não concordo, nem partilho das ideias do Bolsonaro (estava tramada se partilhasse, o meu pai é negro e eu café com leite, por isso) mas compreendo ou tento compreender esta escolha.
Claro está que todos temos direito a partilhar a nossa opinião, mas a nossa opinião também não impediu que o Trump fosse eleito. Infelizmente, é preciso muito mais do que opiniões para mudar o mundo!

1 comentário:

  1. Verdade, e consigo compreender que a maioria votou nele por esse suposto combate à criminalidade e corrupção. A maioria dos brasileiros que ouvi não diziam que eram a favor do Bolsonaro, diziam sim que eram contra a corrupção e como tal contra o PT, logo contra o Haddad.
    Custa-me ver um país eleger uma pessoa porque simplesmente não tem mais nenhuma opção. Infelizmente acho que foi o que acabou de acontecer no Brasil.
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar